Bem Vindos

Olá, sejam bem vindos!

Somos um grupo de formação do Curso de Agente em Geriatria e fizemos este Blog para dar a conhecer o nosso tema de vida: Portugal de lés-a lés. Aqui os navegantes da net poderão descobrir o nosso País. Gozem a viagem e deixem-nos os vossos comentários.

17/05/11

BARROS DE RIBOLHOS

Em Viseu os barros de Ribolhos são uma tradição secular. A arte de trabalhar o barro acabou por se tornar o único meio de subsistência. A roda baixa, a pia de pedra, o maço de madeira, a peneira e os outros instrumentos fabricados pelo oleiro, deram nome aos barros negros de ribolho. Este tipo de loiça negra e típica da Serra de Montemuro, segundo os artesanais métodos, são produzidos cântaros, bilhas, panelas, púcaros e arte figurativa

1 comentário:

  1. Olá. Por curiosidade, pesquisei hoje um pouco sobre “Barro Negro de Ribolhos” fiquei espantado com o número de sites que fazem referência ao tema. Muito me honra ver uma das peças do barro Negro de Ribolhos no vosso site. É claro que não precisaram de permissão porque a informação encontra-se partilhada. No entanto, é sempre bom que façam referência de onde foi retirada. E já agora, a par com o texto e com a figura, deve figurar também o nome de quem a produziu. Neste caso, chama-se Jorge Ferreira. É certo que se precisarem de mais informações sobre o artista ou de outras imagens, ele as disponibilizará para vocês, pois é boa pessoa.
    Bom trabalho

    ResponderEliminar