Bem Vindos

Olá, sejam bem vindos!

Somos um grupo de formação do Curso de Agente em Geriatria e fizemos este Blog para dar a conhecer o nosso tema de vida: Portugal de lés-a lés. Aqui os navegantes da net poderão descobrir o nosso País. Gozem a viagem e deixem-nos os vossos comentários.

17/05/11

Cerâmica pedrada de Nisa

Nisa é famosa pela sua Cerâmica pedrada, muito conhecida em Portugal. São únicas devido à técnica decorativa de empedrado aplicada sobre o barro. Centenas de pequenas pedrinhas brancas de calcário (quartzo) são meticulosamente aplicadas para formar belos desenhos rendados e florais, formando uma espécie de bordado. As peças mais características são as bilhas e as cantarinhas, ambas destinadas a manter a água fresca.
Tratam-se de peças simples na sua essência, mas verdadeiras obras de arte, revestidas de enorme beleza e valor artístico.

2 comentários:

  1. As pedras utilizadas são efectivamente fragmentos de quartzo como é referido, o que não é o mesmo que calcário (rocha carbonatada).

    ResponderEliminar
  2. As pedras utilizadas são efectivamente fragmentos de quartzo como é referido, o que não é o mesmo que calcário (rocha carbonatada).

    ResponderEliminar