Bem Vindos

Olá, sejam bem vindos!

Somos um grupo de formação do Curso de Agente em Geriatria e fizemos este Blog para dar a conhecer o nosso tema de vida: Portugal de lés-a lés. Aqui os navegantes da net poderão descobrir o nosso País. Gozem a viagem e deixem-nos os vossos comentários.

19/04/11

Mantas alentejanas

Símbolos da cultura alentejana são as famosas mantas de Monsaraz. Estas mantas são confeccionadas em lã, são espessas, pesadas, bastante quentes e muito simples. A sua origem está ligada ao facto de esta região centrar-se numa importante rota de rebanhos.
Estas mantas, feitas em tear manual, têm uma função utilitária ou decorativa, podendo ser adquiridas enquanto tapetes ou como cobertores.
Já figuraram em exposições internacionais, tendo sido premiadas com uma medalha de ouro em Bruxelas, 1958.
Consoante o tipo de padrão que contêm, podem ser divididas em mantas de trabalho e mantas de enfeite. As de trabalho, também conhecidas por mantas simples usadas pelos trabalhadores rurais. As cores utilizadas na sua confecção são os tons naturais da lã (branco e castanho).
Quanto às mantas de enfeite são confeccionadas para serem colocadas nas camas. A sua decoração é considerada mais rica, mas também mais complexa (fuzis, quadradinhos, barras com espigas miudinhas).

Sem comentários:

Enviar um comentário