A Camisola Poveira é o traje tradicional masculino de festa e romaria da Póvoa de Varzim. Feitas em lã, são utilizadas três cores: o branco (a cor da malha), o vermelho e o preto (motivos bordados a ponto cruz). Inicialmente era feita em Azurara e Vila do Conde, sendo bordada na Póvoa pelas mães, esposas e noivas dos pescadores. Hoje em dia, as camisolas poveiras são apenas produzidas por artesãs. Os motivos tradicionais são apetrechos marinhos, remos cruzados, barcos, siglas, o Brasão da Póvoa de Varzim e o escudo nacional. A produção destina-se a lojas de recordações turísticas.Bem Vindos
Olá, sejam bem vindos!
Somos um grupo de formação do Curso de Agente em Geriatria e fizemos este Blog para dar a conhecer o nosso tema de vida: Portugal de lés-a lés. Aqui os navegantes da net poderão descobrir o nosso País. Gozem a viagem e deixem-nos os vossos comentários.
29/03/11
A Camisola Poveira - (Póvoa do Varzim - distrito do Porto)
A Camisola Poveira é o traje tradicional masculino de festa e romaria da Póvoa de Varzim. Feitas em lã, são utilizadas três cores: o branco (a cor da malha), o vermelho e o preto (motivos bordados a ponto cruz). Inicialmente era feita em Azurara e Vila do Conde, sendo bordada na Póvoa pelas mães, esposas e noivas dos pescadores. Hoje em dia, as camisolas poveiras são apenas produzidas por artesãs. Os motivos tradicionais são apetrechos marinhos, remos cruzados, barcos, siglas, o Brasão da Póvoa de Varzim e o escudo nacional. A produção destina-se a lojas de recordações turísticas.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário