Bem Vindos

Olá, sejam bem vindos!

Somos um grupo de formação do Curso de Agente em Geriatria e fizemos este Blog para dar a conhecer o nosso tema de vida: Portugal de lés-a lés. Aqui os navegantes da net poderão descobrir o nosso País. Gozem a viagem e deixem-nos os vossos comentários.

21/06/11

HENRIQUE SANTANA (Lisboa, 07/05/1324 - 01/07/1995

Henrique Julio Martins Santana viveu uma vida inteira dedicada ao Teatro ou não fosse filho de dois actores, Arminda e Vasco Santana. Aos 8 dias de vida já ia para o Eden, onde trabalhava o avô, prestigiado mestre de carpintaria teatral.
Sobrinho dos consagrados José e Luis Galhardo e genro de Maria Matos, teve por companheira, no espectáculo e na vida, durante mais de 44 anos, a actriz e encenadora Maria Helena Matos.
O seu destino era inevitavelmente o espectáculo, tendo-se estreado como autor aos 18 anos. Produziu ao longo da sua carreira mais de meia centena de textos originais, representados em Portugal e no estrangeiro, assinando também mais de 150 traduções de peças. Fez rádio, cinema, televisão e teatro.
Em 1993 foi homenageado pelos seus colegas no Teatro Maria Vitória e pela Companhia do Teatro Animação de Setúbal que repôs O Gato, que foi não só um dos seus grandes êxitos como actor, mas também como autor-encenador.
Em 1994 foi agraciado com a Ordem de Santiago da Espada.

1 comentário: