Bem Vindos

Olá, sejam bem vindos!

Somos um grupo de formação do Curso de Agente em Geriatria e fizemos este Blog para dar a conhecer o nosso tema de vida: Portugal de lés-a lés. Aqui os navegantes da net poderão descobrir o nosso País. Gozem a viagem e deixem-nos os vossos comentários.

06/06/11

Renda de Bilros (Nazaré e Peniche)

Em Portugal a arte da renda de bilros tem especial expressão nas zonas piscatórias do litoral, com maior relevo para Peniche e Vila do Conde, onde esta arte é antiquíssima. A renda de bilros é realizada sobre uma almofada dura de pano grosso (o rebolo), em forma de cilindro, cujas dimensões dependem da peça a realizar.
A renda de bilros é criada pela manipulação de numerosos fios, cada um deles presos a um bilro, sendo em geral trabalhada sobre uma almofada.
Os fios são manejados por meio dessas pequenas peças de madeira, os bilros, em forma de pêra ou de esfera, conforme a região. A artesã (rendilheira) maneja os bilros aos pares, imprimindo um movimento rotativo e alternado a cada um, orientando-se pelos alfinetes que espeta no desenho que está a realizar e que desloca à medida que o trabalho progride.O número de bilros utilizado varia conforme a complexidade do desenho.

Sem comentários:

Enviar um comentário